terça-feira, 24 de janeiro de 2023

 Escrevi este post em resposta aos vários e-mails que recebo, com questionamentos sobre como comecei a empreender na internet, ao longo destes 19 anos.

Meu nome é Anderson Hander Brito Xavier. Sou Revisor de Textos. Atuo há mais de 17 anos na área de Educação. Comecei a empreender na escola; eu fazia a capa dos trabalhos dos meus colegas, e ensinava inglês a eles aos finais de semana (no Segundo Grau).

Quando entrei na universidade, ganhei muito dinheiro dando aulas particulares, e sendo fiscal de provas de concursos e vestibulares (fui fiscal do CESPE durante vários anos da minha vida), e participei de vários projetos como bolsista. Eu paguei todos os meus intercâmbios com o dinheiro que recebi desses projetos.

Comecei com o Marketing Digital em 2003. criei um blogue na plataforma WordPress. Foram mais de 10 anos, desde então, escrevendo textos para os meus sites; e eu ainda escrevo, até hoje, ao menos, um texto por semana.

Depois expandi a minha visão com Google Ads e outras possibilidades. Trabalho, especialmente, com Revisão de Texto, o que me mantém em meus propósitos. Mas também ganho dinheiro com as propagandas dos meus sites, Youtube, vendo alguns produtos, cursos e e-books (alguns meus, inclusive), o que, também, exige trabalho.E muito do que aprendi foi com o Alex Vargas, quem sigo há muitos anos).

O curso do Alex, Fórmula Negócio Online, é excelente! E me ajudou a expandir a minha visão na internet. Depois que fiz esse curso, aumentei a minha renda em até 50%. É um curso que ajuda tanto iniciantes como pessoas que já atuam na área, mas querem potencializar o negócio.

Eu vivo da somatória dos rendimentos que recebo pela internet desde 2011. Em 2014, eu ainda, por uma questão social, mantinha o meu trabalho de professor durante meio período, mas, posteriormente, eu tive coragem de pedir demissão e, há 9 anos, eu vivo, exclusivamente, muito bem, dos meus negócios digitais. Passei cerca de 7 anos, desde então, viajando o mundo e trabalhando remotamente. Morei em mais de 50 países nos últimos anos, e ainda vivo desta maneira.

Instagram: @escrevereviver

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segunda-feira, 9 de maio de 2022

Dia Mundial da Língua Portuguesa

 Trago, para comemorar esta data com vocês, um dos meus poemas favoritos (autoria de Torquato Neto):

 



COGITO


 Eu sou como eu sou

pronome

pessoal intransferível

do homem que iniciei

na medida do impossível

 

eu sou como eu sou

agora

sem grandes segredos dantes

sem novos secretos dentes

nesta hora

 

eu sou como eu sou

presente

desferrolhado indecente

feito um pedaço de mim

 

eu sou como eu sou

vidente

e vivo tranquilamente

todas as horas do fim.

 


domingo, 5 de setembro de 2021

Períodos repetidos em Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado

 Utilizo uma ferramenta no Word, durante o processo de Revisão de Texto, que facilita bastante o serviço. Essa ferramenta pode ser utilizada tanto por revisores como por pesquisadores em relação ao processo de redação textual. 

 

Inconscientemente, quando escrevemos, deixamos algumas marcas de nossas falhas subjetivas no texto. Às vezes, em virtude de concentrarmos muito de nosso tempo à pesquisa, esquecemo-nos de alguns detalhes, o que é extremamente normal, e alguns recursos de editores de textos podem nos ajudar bastante.

 

Há uma ferramenta de busca no Word que permite localizar desde a ocorrência de uma ou várias palavras no texto e também a ocorrência de frases e parágrafos.

 

Nesse sentido, no processo de redação, pode ser que um trecho já tenha sido mencionado no texto pelo autor e que o Revisor (ou mesmo o autor), ao (re)ler o texto, tenha um dè já vu a respeito de determinado período ou que perceba o uso excessivo de determinado vocábulo. 

 

https://www.youtube.com/watch?v=yFXj7ouApxw&t=6s&ab_channel=EscrevereViver

 

 

A ferramenta de busca do Word permite, então, localizar essas ocorrências, para que o autor ou o Revisor faça os devidos ajustes no texto.

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Seguem os meus contatos para quem busca serviço de Revisão (trabalho há mais de dez anos na área, e sou especialista em Textos Acadêmicos):


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Aguardo o seu contato.


sábado, 10 de julho de 2021

Títulos de dissertações e teses

 

Títulos de dissertações e teses

Títulos de dissertações e teses
Não há uma “fórmula mágica” para desenvolver títulos de textos acadêmicos. Alguns autores trazem, no título, um recorte mais geral da pesquisa, outros são mais detalhistas; especificam data, região, metodologia e, inclusive, algum referencial teórico. Na verdade, essas escolhas dependerão da intenção do pesquisador, bem como da ontologia e da epistemologia do estudo.
Vale ressaltar que o título constitui uma pequena chamada para uma pesquisa. Portanto, ele deve trazer os vocábulos-chave que se alinham ao escopo da pesquisa. Devem estar alinhados, também, às palavras-chave dos resumos.
É fundamental que o título se articule aos objetivos, ao problema ou hipótese, metodologia e referencial teórico. Dependendo da área cientifica, é possível trazer, no título, jogo de palavras enfatizando conceitos ligados ao próprio campo de investigação. Se isso é feito no título principal, é possível, também, seguir a mesma orientação para outros títulos e subtítulos ao longo do texto.
Em meu canal no Youtube (Escrever e Viver), eu desconstruo alguns títulos de dissertações e teses, de grandes universidades federais brasileiras. Além disso, trago algumas reflexões para que estes sejam melhor pensado ou estruturado:

Perguntas e respostas
Metáforas podem ser usadas em títulos?
Em áreas como literatura, o uso de metáforas é mais “possível”. Em outras áreas como Direito, Sociologia, Engenharia, evite esse usos. Inclusive, no corpo do texto, ele, também, deve ser evitado, pois é escolha linguística não condizente com a ciência, tende a simulacros. Nesse sentido, em textos acadêmicos, seja mais direto. Refira-se, especificamente, ao que você quer dizer.
O texto acadêmico é mais “rígido” e objetivo? Não. Não podemos, em ciência, ter esse pensamento a respeito de textos. O dito padrão de objetividade foi rompido, em humanas, com os estudos culturais oriundos da Escola de Chicago (Sociologia). Nesse sentido, esses conceitos absolutos foram dissolvidos em ciência e esse mesmo pensamento alinha-se aos estudos textuais. Texto algum é absoluto, rígido e inflexível. Na verdade, as pesquisas científicas em linguística apontam que os textos, especialmente contemporaneamente, são híbridos e mais fluidos do que você possa imaginar, sejam eles formais ou não. Nesse mesmo sentido, é muito complicado falar que um texto, produto da subjetividade humana, é objetivo. Podemos dizer que, de maneira geral, a linguagem deste é mais formal, por exemplo.

Algumas dicas:
Cuidado com construções em títulos de textos acadêmicos como:

“Do tratado de Veneza…” (esse tipo de linguagem, comum em textos jurídicos, deve ser evitada em textos acadêmicos, mesmo na área científica do Direito).

Sugestão de reescrita
O tratado de Veneza…

Não se utiliza ponto final em título. Se pretender segmentar o título em duas seções, utilize dois pontos ou, no máximo, meia-risca. Por exemplo:
Viajar e punir : processos interacionais e discursivos para (des)construção de cidadania(s) na companhia do metropolitano do Distrito Federal

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O gênero textual artigo científico

 O gênero textual artigo científico refere-se à apresentação de um relatório escrito de estudos a respeito de uma questão específica ou à di...